Friday, October 22, 2010

A deidade da prosperidade!

Lakshmi é a deusa da riqueza e prosperidade, tanto material como espiritual. A palavra''''Lakshmi é derivado da palavra sânscrita Laksme, que significa "objetivo".Lakshmi, portanto, representa o objetivo da vida, que inclui mundanas, assim como a prosperidade espiritual. Na mitologia hindu, a deusa Lakshmi, também chamada Shri, é a esposa divina do deus Vishnu e fornece a ele a riqueza para a manutenção e preservação da criação.
Em suas imagens e gravuras, Lakshmi é representada em forma feminina com quatro braços e quatro mãos. Ela veste roupas vermelhas com bordados dourados e repousa em uma lótus(flor sÍmbolo da Índia). Ela tem moedas douradas e flores de lótus em suas mãos.Dois elefantes (algumas gravuras mostram quatro) são mostrados próximos à deusa. Este simbolismo espiritual, o tema seguinte:

Os quatro braços representam as quatro direções no espaço e isto simboliza a onipresença ea onipotência da deusa. A cor vermelha simboliza atividade. O revestimento dourado (bordado), em seu vestido vermelho denota prosperidade. A idéia transmitida é que a Deusa está sempre ocupada distribuindo saúde e prosperidade para seus devotos. O assento de lótus, que Lakshmi está de pé em cima, significa que enquanto vivendo neste mundo, deve-se usufruir das suas riquezas, mas não ficar obcecado com isso. Este ensinamento é análogo a um lótus, que cresce na água mas não é molhada pela água.
As quatro mãos simbolizam os quatro fins da vida humana: dharma (retidão), kama (desejos genuínos), artha (riqueza) e moksha (libertação do nascimento e morte). As mãos da frente representam a atividade no mundo físico e as mãos de trás indicam as atividades espirituais que conduzem à perfeição espiritual.
Como o lado direito do corpo simboliza a atividade, uma lótus na mão direita traseira transmite a ideia de que se deve realizar todos os deveres no mundo, de acordo com o dharma. Isto leva a moksha (liberação), que é simbolizado por uma lótus na mão esquerda de trás de Lakshmi. As moedas douradas caindo no chão da frente da mão esquerda de Lakshmi ilustram que ela proporciona riqueza e prosperidade para seus devotos. Sua mão direita da frente é mostrada abençoando seus devotos.
Os dois elefantes próximos à deusa simbolizam o nome ea fama associados com a riqueza do mundo. A idéia transmitida é que um verdadeiro devoto não deve ganhar riqueza apenas para adquirir nome e fama ou apenas para satisfazer seus desejos materiais próprios, mas devem compartilhar com os outros, a fim de trazer felicidade aos outros, além de si mesmo.
Algumas fotos mostram quatro elefantes pulverização de água de vasos de ouro para a Deusa Lakshmi. Os quatro elefantes simbolizam os quatro fins da vida humana, como discutido acima. A pulverização da atividade denota água. Os vasos de ouro denotam sabedoria e pureza. Os quatro elefantes pulverização de água dos vasos de ouro na Deusa ilustrar o tema que o contínuo esforço próprio, de acordo com o próprio dharma e govemed pela sabedoria e pureza, leva à prosperidade material e espiritual.

1 comments:

Bruna said...

Tenho um livro que fala do hinduismo, e o li apenas uma vez.
Mas pra entender essa religião, acho que ainda preciso lê-lo uma centena de vezes. Eles precisam muito de Deus, muito mesmo.
Fica na Paz!

October 22, 2010 at 2:07 PM

Post a Comment