Monday, September 7, 2015

A vida é simples a gente que a complica!!

“Eis que vos envio como ovelhas ao meio de lobos; portanto, sede prudentes como as serpentes e simples como as pombas.” (Mateus 10:16)


Simplificar significa evitar a complexidade e criar uma vida sem mistérios?
Há uma diferença fundamental entre ser simples e ser simplório. Os simples resolvem a complexidade, os simplórios a evitam. Eu conheço pessoas sofisticadas, intelectualizadas, que levam uma vida plena, realizam trabalhos difíceis, apreciam leituras profundas e têm hábitos peculiares. E continuam sendo pessoas descomplicadas. Conheço também pessoas simplórias, com pouca profundidade, que realizam trabalhos repetitivos, que têm poucas ambições, que apreciam rotinas e evitam os sustos de uma vida aventurosa. E mesmo assim são pessoas complicadas, para elas tudo é muito difícil, em geral impossível.
Não, ser simples não significa evitar o complexo, abrir mão da sofisticação, negar a profundidade, contentar-se com o trivial. Ser simples significa olhar com olhos plácidos a esfinge da complexidade e decifrá- la muito antes de correr o risco de ser por ela devorado.
Simplificar significa facilitar o acesso ao que interessa e às mensagens que queremos passar.
(Eugenio Mussak)

Segundo EUGÊNIO MUSSAK,especialista em EDUCAÇÃO CORPORATIVA, as características das pessoas verdadeiramente simples são essas :

• São desapegadas: não acumulam coisas, fazem uso racional de suas posses, doam o que não vão usar mais.
• São assertivas: vão direto ao ponto com naturalidade, mesmo que seja para dizer não, sem medo de decepcionar, não “enrolam” nem sofisticam o vocabulário desnecessariamente.
• Enxergam beleza em tudo: em uma flor no campo e em um quadro de Renoir; em uma modinha de viola e em uma sinfonia de Mahler; em um pastel de feira e na alta gastronomia.
• Têm bom humor: são capazes de rir de si mesmas e, mesmo diante das dificuldades, fazem comentários engraçados, reduzindo os problemas à dimensão do trivial.
• São honestas: consideram a verdade acima de tudo, pois ela é sempre simples e, ainda que possa ser dura, é a maneira mais segura de se relacionar com o mundo.







Fim do verão ... começo do outono!!!
Como já sabem passei quase dois meses e meio no Brasil, por isso posto duas foto do tempo lá passado; uma com o meu amigo Thiago e outra com o meu pai e avô. Foi um tempo muito importante passado no Brasil; Grato a Deus por tudo que por lá eu vivi. Visitei parentes, amigos, bases da Jocum e igrejas. Conheci pessoas extraordinárias!

Assim que cheguei me juntei à uma equipe de uma outra base aqui da Sibéria para um tempo de evangelismo no coração da Sibéria. Passamos 7 dias num barco visitando vilarejos ribeirimhos como :Шеркалы, Перегрёбное, Нижный нарыкары,Верхный нарыкары,Вазентур, Шайтанка и Берёзово.( Para quem for interessante olhar no google map as localidades). Regiâo predominantemente habitada por povos animistas de origem Mongol. Passamos por lugares antigos de até 420 anos, nos quais nem sequer uma igreja havia e pouco ou nenhum conhecimento sobre o amor de Jesus.  Distribuimos novos testamentos e oramos pelas pessoas, além de escuta-las para conhecer melhor a cultura local.Mas o que mais me impressionou não foi a aurora boreal que vi, a bela naturaza que cercava o rio Ob( o maior da Russia), mas sim o fato de que onde havia igrejas , as poucas que haviam, não se falavam. Isso acaba afastando as pessoas de conhecer uma comunidade cristâ. Muito triste!!!

De volta a Novosibirsk fiquei contente de saber que tem pessoas interessadas em frequentar os meus grupos caseiros como: o cine clup, grupo filosofico e o de estudo ingles. Como por exemplo o Valentin , rapaz o qual conheço há 2 anos e já frequentou o grupo filosófico , me pediu para convidá-lo quando tiver mais encontro onde falaremos sobre amor,  alma , espirito e etc. E o Danil, rapaz o qual conheci há pouco meses e tem se demonstrado bastante curioso e com vontade de não ser só mais um na sociedade;
Então, nesta semana estou voltando com os grupos!!


Então é isso, com gás total para passar mais um tempo precioso aqui na Siberia!!!

Coloquemos diante do Pai:
Os povos tribais da Siberia em especial o povo Hantii e o Mansii( da regiao onde estivemos)
Pelo dialogo interdominacional , não somente na Siberia , mas no mundo!
Pela equipe que virá do Brasil em Outubro!
Por nós como equipe e pelas nossas familias!
Pela base de Krasnoyarsk e a primeira ETED( Escola de Treinamento e discipulado) que eles estão rodando!
Para que venhamos a entender a profundeza da simplicidade!
Pelo Club house em Guwahati/Assam!
Pelos trabalhos aqui realizados em Novosibirsk e as pessoas com as quais estamos em contato!
Recentemente fui convidado por uma ONG local para visitar orfanatos para ali falar sobre o Brasil e gastar tempo com as crianças. Intercedam por isso também.

Para ajudar!
Ag 0551-7
C c 44229-1
Banco do Brasil

nEle que nos chamou para a simplicidade!

Leia Mais