Monday, October 25, 2010

Informações

Na segunda semana do mês estive por seis dias no estado de Nagaland(um estado vizinho, o qual é de maioria batista) com uma equipe de King s Kids numa conferência de escola dominical.
Ali estive ajudando na parte da intercessão e organização.Estavamos com aproximadamente 1100 crianças e mais os professores.Foi impactantente ver essas crianças de tradição religiosa, ali se quebrantando e abrindo anseiando pelo novo de Deus.
No penúltimo dia chamamos aqueles que queriam oração para fente após uma ministração sobre aceitação e pudemos ver o poder de Deus caindo, tanto que alguns acharam que era um reunião de avivamento e não fr escola dominical.
Bom ver também pessoas não cristãs da vizinhança sendo atraídas pelas músicas, Hindus de Bengal, Orissa,Bihar que lá trabalham.
E uma pena ver a religiosidade dos ministros locais,a formalidade,algunns quando são pedidos para orarem por alguém logo dizem: Aleluia, Glória à Deus, Deus te abençoe e Amém!!!
Porém creio que foi um tempo muito especial, principalmente para as crianças.
Que puderam conhecer um Deus presente, amigo e vivo.
Também creio que o seminário que foi dado para os professores de escola domninical nos 2 dias antecedendo a conferência, foi muito útil para dar uma idéia para eles de como fazer aulas mais dinâmicas.

Como podem ver pelas fotos, mais uma vez Deus se mostro fiel e eu encontrei um local para o café.E diariamente tenho recebido pelo menos um visitante, aonde jogamos jogos, conversamos e tomamos café.E aqueles que gostam de levado seus amigos também.
No início do mês também retomei as aulas de assamês após ter encontrado o novo professor, um rapaz que se chama Darshan.As aulas têm ido bem.Creio que tem havido progresso.

Alguns dias atrás tive a oportunidade de passar um filme para o Rajh , um amigo frequentador do café para o qual já dei um NT,passei o filme "A paixão de Cristo" após o filme tive a oportunidade de abrir a Palavra e compartilhar sobre o plano da salvação.

Esta semana um rapaz o qual conheci em Delhi ano passado se mostrou interessado em ajudar no ministério.Então ele estará passando um tempo aquim em casa ajudando-me,ele é de Assam mesmo só quem morou um tempo em outros estados.Se chama Joseph, fez teologia no sul da India e passou um tempo em Jocum.A sua estadia será de grande ajuda mesmo que seja efêmera.

Para lembrar no seu tempo de oração intercessória:
Pelo joseph, o rapaz que planeja vir ajudar.
Pelo Rajh, o rapaz que viu o filme.
Para que os professores de escola dominal venham realmente colocar em prática o que aprenderam.
Pela minha saúde, pois tenho andado com dores nas costas.
Pelos demais frequentadores do café como o Ashfiqeu, Bhaskar, Sadiq, Debhu,Moon,Dip,Victor,Nayan.
Para que eu seja sábio e perceptivo para comaprtilhar a palavra na hora ceta e da maneira apropriada.
Pelo plano de fazer uma visita à Majuli(uma ilha no meio de Assam) no mês que vem, com o objetivo de espiar a terra.

Érico Braga

Banco do Brasil
ag 0551-7
c.c 44229-1 nEle que é Fiel!!!


Leia Mais

Saturday, October 23, 2010

Dinheiro!

Mamon é semelhante ao deus grego Plutão, e o romano Dis Pater, em sua descrição, especialmente desde que Plutão aparece em A Divina Comédia como um demônio de lobo dariqueza, lobo é associado à "ganância" na Idade Média.Tomás de Aquinometaforicamente descreveu o pecado da avareza como "Mammon sendo carregado do inferno por um lobo, vindo para inflamar o coração do homem com a ganância.A palavra deriva-se de "Mamom" latim tardio, a partir de "μαμμωνάς 'Grego' mamona 'da Síria (riquezas),' Mamon 'aramaico (riquezas), provavelmente a partir Mishnaic hebraico' ממון (mmôn).A palavra grega para "Mamom", "Mamonas", ocorre no Sermão da Montanha (durante o discurso sobre a ostentação) e na parábola do administrador infiel (Lc 16:9-13).Assim como Jambhala está para o Budismo, Kubera e Lakshmi para o Hinduísmo.Deidades da prosperidade, do sucesso.Crendo que com o dinheiro se encerraram as preocupações e assim podem aprender mais sobre a vida e o sentido da mesma.Fazer o bem ao próximo e etc.Na maioria dos casos é uma veneração, um anseio ardente conquistar essa tal independência ou liberdade das preocupações e problemas.Estaríamos mesmo livres para evoluirmos como ser expiritual com a abundância financeira?Estaríamos livres de preocupações e prontos para servir a sociedade?
Bem disse Paulo para Timóteo: O amor ao dinheiro é a raíz de todos os males. 1 Tm 6.10Somos apenas mordomos, cuidando da ispensa a qual Ele nos confiou.Quanto mais perto cgegamos dELE mais estreio fica o caminho, ou seja mais duro o caminhar.Temos os nossos desejos, sonhos e anseios.Vontades de alcançar algo ou de mudar algo.Uma plástica, uma viagem, roupas de marcas e etc.Isso não é ruim, todavia creio que o nosso maios anseio deve ser agradá-lo, logo, para tal devemos buscar diariamente a vontade dEle para fazermos bom uso das dádivas, dons, talentos que Ele nos confiou.
Após andar pelas ruas no fim da tarde, voltando do café, vendo pessoas levando oferendas e petições à Lakshmi, esperando receber dela o sucesso, prosperidade,vitória e tranquilidade tão esperada, refleti sobre oq nos faz pensar, questionar ou até mesmo indignar.Um amigo hindu me disse que somente ricos, empresários ou políticos podem refletir sobre suas vidas pois não têm preocupações.Logo discordei, pois o próprio não vem de família de classe média, tem uma educação e constantemente questiona o que vê ao seu redor.Então, ele me disse que para estar tranquilo e pensar mais profundamente sobre suas emoções e dúvidas filosóficas precisaria ser uma pessoa de sucesso financeiro, de outra mandeira estaria ocupada trabalhando e se preocupando com sua família e mo pão de cada dia.Será que um trabalhador esforçado, honesto e digno não teria uma ou duas horas do seu dia para refletir sobre sua existência, sobre sua essência???Talvez seria algo da sociedade, mídia local.Aqui constantemente vemos anúncios em jornais de jovens que se suicidaram não aguentando a pressão de terem que se tornar um engenheiro,advogado ou um outro professional de sucesso.Sem usar os seus talentos, somente pela obrigação de se auto-afirmar perante a sua comunidade.Sem fazer mesmo o que gosta em muitos casos, como e bem mostrado no filme de Bollywood 3 idiots.Nesse filme, um jovem comete suicídio, não aguentando essa pressão de ter que ser o melhor, outro desajando ser fotógrafo entrou numa faculdade de engenharia contrariando seu sonho e buscando o sucesso financeiro, ainda um outro aluga uma pessoa para estudar no seu lugar para apenas ter o diploma de engenheiro na parede.Um diploma de engenharia é um dos mais desejados por aqui.
Sabemos que para ter a real tranquilidade e sucesso como indivíduo devemos primeiramente nos amar, aceitar e para tal precisamos conhecer a nossa essência,a nossa base, o nosso Pai.Jesus está chamando os oprimidos, os pressionados, eles carecem da graça também.Orem pelo povo de Assam!!!

Leia Mais

Friday, October 22, 2010

A deidade da prosperidade!

Lakshmi é a deusa da riqueza e prosperidade, tanto material como espiritual. A palavra''''Lakshmi é derivado da palavra sânscrita Laksme, que significa "objetivo".Lakshmi, portanto, representa o objetivo da vida, que inclui mundanas, assim como a prosperidade espiritual. Na mitologia hindu, a deusa Lakshmi, também chamada Shri, é a esposa divina do deus Vishnu e fornece a ele a riqueza para a manutenção e preservação da criação.
Em suas imagens e gravuras, Lakshmi é representada em forma feminina com quatro braços e quatro mãos. Ela veste roupas vermelhas com bordados dourados e repousa em uma lótus(flor sÍmbolo da Índia). Ela tem moedas douradas e flores de lótus em suas mãos.Dois elefantes (algumas gravuras mostram quatro) são mostrados próximos à deusa. Este simbolismo espiritual, o tema seguinte:

Os quatro braços representam as quatro direções no espaço e isto simboliza a onipresença ea onipotência da deusa. A cor vermelha simboliza atividade. O revestimento dourado (bordado), em seu vestido vermelho denota prosperidade. A idéia transmitida é que a Deusa está sempre ocupada distribuindo saúde e prosperidade para seus devotos. O assento de lótus, que Lakshmi está de pé em cima, significa que enquanto vivendo neste mundo, deve-se usufruir das suas riquezas, mas não ficar obcecado com isso. Este ensinamento é análogo a um lótus, que cresce na água mas não é molhada pela água.
As quatro mãos simbolizam os quatro fins da vida humana: dharma (retidão), kama (desejos genuínos), artha (riqueza) e moksha (libertação do nascimento e morte). As mãos da frente representam a atividade no mundo físico e as mãos de trás indicam as atividades espirituais que conduzem à perfeição espiritual.
Como o lado direito do corpo simboliza a atividade, uma lótus na mão direita traseira transmite a ideia de que se deve realizar todos os deveres no mundo, de acordo com o dharma. Isto leva a moksha (liberação), que é simbolizado por uma lótus na mão esquerda de trás de Lakshmi. As moedas douradas caindo no chão da frente da mão esquerda de Lakshmi ilustram que ela proporciona riqueza e prosperidade para seus devotos. Sua mão direita da frente é mostrada abençoando seus devotos.
Os dois elefantes próximos à deusa simbolizam o nome ea fama associados com a riqueza do mundo. A idéia transmitida é que um verdadeiro devoto não deve ganhar riqueza apenas para adquirir nome e fama ou apenas para satisfazer seus desejos materiais próprios, mas devem compartilhar com os outros, a fim de trazer felicidade aos outros, além de si mesmo.
Algumas fotos mostram quatro elefantes pulverização de água de vasos de ouro para a Deusa Lakshmi. Os quatro elefantes simbolizam os quatro fins da vida humana, como discutido acima. A pulverização da atividade denota água. Os vasos de ouro denotam sabedoria e pureza. Os quatro elefantes pulverização de água dos vasos de ouro na Deusa ilustrar o tema que o contínuo esforço próprio, de acordo com o próprio dharma e govemed pela sabedoria e pureza, leva à prosperidade material e espiritual.
Leia Mais

Dia de Lakshmi, a deidade do dinheiro.

Tenho esperança....
de viver com temperança,
Ser valente
sem ser inconsequente!



Hoje estou aqui no meio do povo,
e amanhã começa tudo de novo.
Preciso entender este meu caminhar,
quero ter a Luz e poder enxergar.

Quem poderá me explicar?
Quem eu sou?De onde vim?
Para onde vou?
Leia Mais

Professor de assames, seu nome e Darshan.
No cafe.
Bhaskar e seu amigo no cafe.
Comendo uma carninha com um amigo muçulmano.
Leia Mais